Produção e custos
Teoria da Produção (T.P)
A Teoria de Produção e a Teoria dos Custos de Produção (T.C.P) constituem a chamada teoria da oferta da firma individual. Esses temas foram inicialmente tratados pela Teoria econômica e com o decorrer do tempo foram incorporados nas áreas de contabilidade, engenharia e administração. O princípio da Teoria da produção são peças fundamentais para a análise dos preços do emprego dos fatores, assim como de sua eficiente alocação, diante dos seus usos alternativos. Sua importância se dá:
1- Servem de base para a análise das relações existentes entre produção e custos de produção: na atual fase dos processos produtivos –tecnologia avançada- o relacionamento entre produção e custos é importantíssimo na teoria da formação de preços
2- Servem de apoio a análise da procura da firma com relação aos fatores de produção que se utiliza A T.P preocupa-se com a relação técnica ou tecnológica entre quantidade física de produtos (outputs) e de fatores de produção (inputs), enquanto a Teoria dos custos de produção relaciona a quantidade física de produtos com os preços dos fatores de produção. A Teoria de Produção trata de relações física, e a T.C.P envolve os preços dos insumos.
Conceitos Básicos da Teoria de Produção.
Produção: é o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. No processo de produção diferentes insumos ou fatores de produção são combinados, de forma a produzir o bem ou serviço final. As formas como esses insumos são combinados constituem os chamados métodos de produção, que podem ser intensivos em mão-de- obra, em capital ou em terra.
Se a partir da combinação de fatores tivermos um único produto – produção simples; se for possível produzir mais de um produto – processo de produção múltipla.
Eficiência técnica ou tecnológica: quando comparado com outros métodos, utiliza menor quantidade de insumos para produzir uma quantidade equivalente do produto.