Papel do selecionador
As pessoas devem ser recrutadas e selecionadas com a maior competência possivel,pois podem ocorrer falhas no processo que acaba comprometendo a gestão a ser desenvolvida.Porém as atividades de recrutamento e seleção em muitas empresas não vem sendo mais confiadas a um orgão especifico,mas às chefias imediatas.Isso ocorre porque as pessoas escolhidas para as atividades não possuem conhecimento e experiências necessárias.
Não quer dizer que a nova postura em relação a seleção do recursos humanos seja equivocada.A descentralização é inerente ao processode maturação do sistema,entretanto num sistema descentralizado todas as gerências e chefias passam a ter atribuições referentes a seleção,havendo contrapartida a competência técnica nessa área.
É natural nas organizações os gerentes e chefes assumir responsabilidades sem capacitação na área para contratar pessoas.
Essas pessoas nem sempre utilizam adequadamente as fontes de recrutamento,isso acaba reduzindo o número de candidatos.Muitas vezes eles selecionamcom base no curriculo e acaba eliminando candidatos com bom perfil,ou utilizam a entrevista de maneira imperfeita,deixando de obter informações relevantes.Ou seja,muitas pessoas admitidas não desempenham demaneira adequada as tarefasque foram confiadas,sendo que em alguns setores a rotatividade de pessoas atinge nivéis inaceitáveis.
As vezes as pessoas não possuem conhecimentos tecnicos de acordo com a entrevista,contrata com base em sua experiência pessoal ou na propria imagem,mesmo que sem consciência.
Contratar pessoas não qualificadas custa muito dinheiro para a organização,acarretando problemas na produção e no atendimento.E gerando conflitos entre clientes e