O perfil do Selecionador
O conhecimento dos processos e técnicas de recrutamento e seleção de pessoal não é suficiente para garantir o bom trabalho do profissional de recrutamento e seleção. Como estamos lidando com um processo de tomada de decisão, o perfil do profissional de seleção – sua formação, características e posicionamento ético – será decisivo para garantir a qualidade do trabalho desenvolvido. Quais são as competências que um selecionador deve possuir? Como deve ser o selecionador? Qual deve ser o seu perfil? O levantamento do CHA do selecionador auxilia a definir suas competências e a responder a estes questionamentos. Nas competências básicas do selecionador o perfil do profissional de recrutamento e seleção de pessoal são: O conhecimento, as habilidades e as atitudes. Nos conceitos de conhecimentos, o selecionador deve possuir os conhecimentos dos subsistemas que integram a organização. Em primeiro lugar, é preciso conhecer os fundamentos da administração e os subsistemas que integram uma organização, recrutar e selecionar. Se o selecionador não for capaz de identificar com clareza e precisão qual o seu papel no contexto das diversas atividades organizacionais, bem como o papel dos demais sistemas organizacionais, o foco de sua atuação poderá ficar distorcido.
Da cultura organizacional, estrutura organizacional, missão, visão, objetivos e valor; do mercado de trabalho, deve pesquisar e estudar constantemente o mercado de trabalho e as vantagens que os concorrentes oferecem. Dos processos e instrumentos utilizados no recrutamento e na seleção, tanto do ponto de técnico como do legal. Do perfil do cargo e suas competências.
Nos conceitos de habilidades o selecionador deve ter. Para descrever cargos e mapear competências; para correlacionar o perfil do cargo com as competências dos candidatos; para ouvir, em especial o candidato e o requisitante do cargo; para observar e com atenção concentrada focada no perfil do cargo tanto a fala