O Perfil do Selecionador
Apresentar o perfil requerido para o selecionador
Assim como explica Almeida (2004), a recepção à área de Recursos Humanos se dá inicialmente pela atividade de recrutamento e seleção, no qual o Selecionador necessita possuir, além de conhecimentos específicos e tecnológicos, uma visão e domínio de mercado e negócios a fim de implementar ações na área de captação e seleção de talentos.
Para Banov (2010), o levantamento das Competências, Habilidades e Atitudes – conhecido como CHA – podem auxiliar na compreensão de como deve ser o selecionador e quais competências exigidas para esse perfil profissional. Cabe ressalvar que somente possuir conhecimento dos processos e técnicas de recrutamento e seleção, não são suficientes para garantir um bom desempenho desse profissional no processo de recrutamento e seleção (BANOV, 2010).
Com isso surgem questões acerca de como o selecionador deve ser, bem como as competências exigidas e o perfil desejado para este profissional. partir destas reflexões, Almeida (2004) e Banov (2010) orientam quanto às principais Competências, Habilidades eAtitudes (CHA) que o profissional de recrutamento e seleção deve possuir.
Assim, o selecionador dever ter Conhecimento: dos subsistemas que compõem a organização, ou seja, reconhecer as características pertinentes a cada processo a fim de recrutar e selecionar profissionais capazes de atuar nas atividades–meio com suporte direto às atividades-fim. da empresa, a partir de sua cultura e sua estrutura organizacional, bem como a missão, a visão e os valores, com o propósito de associar a vaga em aberto às estratégias da organização. do mercado de trabalho, o qual deve ser constantemente monitorado, com suas oscilações e demandas, observando as tendências e os impactos na captação e seleção, tanto da empresa quanto dos concorrentes. dos instrumentos, tanto legais como técnicos, para utilização nos processos de captação e seleção e que são de vital importância para que esse