papel do estado na economia de Mocambique
2014/01/13 Notícias
A taxa de inflação em Moçambique situou-se em 3,54% em 2013, medida pelo índice de preços no consumidor em Maputo, Beira e Nampula, as três principais cidades, anunciou recentemente em Maputo o Instituto Nacional de Estatística.
Esta taxa é substancialmente inferior à meta de 7% inscrita no cenário macroeconómico incluído no Orçamento de Estado para 2013.
Em termos homólogos, o aumento dos preços conheceu o seu valor mais elevado no início de 2013, com 1,35%, caindo gradualmente até 0,25% em Abril, mês a partir do qual a economia iniciou um processo de deflação ligeira.
No último trimestre do ano os preços voltaram a subir, com aumentos de 0,24% em Setembro e em Outubro, de 0,69% em Novembro e de 0,57% em Dezembro. (macauhub)
Banco de Moçambique interveio no mercado para controlar inflação e taxa de câmbio
2010/12/21 Notícias
Maputo, Moçambique, 17 Dez – Fortes intervenções do banco central ajudaram a manter a inflação e taxa de câmbio sob controlo, afirmou na passada sexta-feira em Maputo o governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove.
Citado pela imprensa moçambicana, Gove admitiu que no início de 2010 o aumento da inflação foi muito maior do que o esperado, devido às chuvas, que prejudicaram o abastecimento interno de produtos vegetais, e ao facto de o governo ter abandonado o controlo de preços de alguns produtos, caso dos combustíveis, cujos preços aumentaram em Março, Abril e Maio.
Por seu turno, a volatilidade na taxa de câmbio da moeda moçambicana, o metical, iniciou-se em finais de Outubro de 2009, tendo-se agravado significativamente em Março/Abril de 2010, devido à demora dos doares em desembolsarem os fundos prometidos e ao aumento da procura por moeda estrangeira para pagar as importações, nomeadamente de combustíveis.
De acordo com o governador, o banco central teve como resposta o aumento da taxa básica de desconto em 400 pontos base para 15,5 por cento e