Administração
O gestor da empresa conceitua administração como a ação de administrar ou negociar tanto a empresa quanto os funcionários. Ele acrescenta também que sem uma boa administração a empresa não alcança suas metas de lucratividade, pois o administrador está sempre atento em caso de problemas dentro das atividades de funcionamento. A definição dada pelo gestor está relacionada com a mencionada no material estudado. Segundo o material, sempre que decidimos agir de uma determinada forma a fim de obter um objetivo específico, estamos administrando. Os indicadores de desempenho adotados pela empresa para avaliar a eficiência e a eficácia organizacional são produtividade e lucratividade. Os recursos utilizados, os gastos, a produtividade e o lucro final, são critérios que se destacam na administração da empresa.
2 As Organizações – Conceitos, Classificação e Tamanho
Conforme o setor da economia em que atua, a organização classifica-se em empresa (segundo setor). Essa empresa produz e fornece seus produtos a toda população. Com um quadro de vinte funcionários, a empresa se classifica por tamanho em pequena.
3 Níveis Organizacionais
A estrutura hierárquica dessa empresa divide-se em executivo, gerentes e supervisores. Apenas um executivo toma conta da parte burocrática. Ele é auxiliado por um gerente que fiscaliza suas ações e organiza a parte administrativa das vendas do produto. Esta empresa também é composta por um supervisor responsável por conduzir e supervisionar, através de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento da produção.
4 Processo Administrativo
Essa empresa possui a missão de produzir um refrigerante de qualidade que atenda as necessidades dos clientes visando atingir suas metas de vendas. O planejamento é feito de maneira que cada funcionário seja distribuído em seu setor de acordo com suas habilidades. A organização se dá pela divisão das equipes de trabalho. A direção é controlada por um chefe responsável pelas atividades de