papel do administrador na inclusão social
Inclusão social e responsabilidade social têm sido consideradas na área da administração um dos temas mais relevantes e em desenvolvimento, investimentos no permanente aperfeiçoamento das relações com todos os públicos dos quais dependem e se relacionam principalmente, a comunidade na qual atua.
A inclusão está ligada a todas as pessoas que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, os idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Inclusão Social
Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecido por um grupo que é maioria. E diante dos olhos deles, também somos diferentes.
Com a Lei de Inclusão Social, aprovada em 2004, as empresas com mais de cem funcionários devem ocupar de 2% a 5% das vagas com deficientes. Mas antes de receber os novos funcionários, os líderes devem preparar a equipe.
Atitudes / Praticas
Os profissionais não devem se sentir ameaçados pelos novos colegas, já que o cargo deles é mais estável por causa da determinação da lei. O líder deve deixar claro que cada um tem uma função dentro da equipe.
“A primeira reação dos colegas de trabalho quando se deparam com um deficiente geralmente é medo. Não sabem como agir e se vão ofender ou não. Porém, após a convivência, a admiração toma o lugar do medo por verem o profissional vencendo obstáculos e mostrando eficiência apesar de suas limitações, sejam mentais ou físicas", disse Andrea.
O ambiente de trabalho que