Papel Da Educa O Na Humaniza O
No texto sobre o papel da educação na humanização, Paulo Freire define que a forma de educação é a maneira como o homem é visto dentro do processo pedagógico. Quando sepensa nele como “coisa” o processo resulta em domesticação, já quando o encaramos como um ser capaz de transformar o mundo a educação se torna libertadora.
Freire critica o tipo deeducação que transforma seres capazes de mudar sua realidade em objetos que somente assimilam informações prontas, o texto denomina essa concepção de educação como bancária.Infelizmente, essa concepção pode ser vista com freqüência dentro das instituições de ensino, onde, muitas vezes, a função do educador é apenas transmitir conhecimentos e cobrar umadisciplina excessiva, não abrindo espaço para o diálogo em suas aulas, denominando as indagações e buscas do aluno como rebeldia. A esses alunos domesticados pela “educaçãobancária” Freire atribui um analfabetismo político, ou seja, uma alienação e incapacidade de mudar a realidade.
Na educação humanista não existe a ideia de que quem obtém o conhecimentoé somente o professor e isso é o mais enriquecedor nessa concepção, pois, trata as pessoas que convivem no âmbito escolar como pessoas, que sempre têm coisas novas a aprender ejuntos mudarem a realidade em que vive. Freire valoriza essas relações, pois a partir de debates e sem imposições é que se podem fazer reflexões criticas.
Em suma, “ a libertação daconsciência de toda a manipulação e de todo o doutrinamento que lhe foram impostos pelo capitalismo, torna-se uma tarefa essencial e um preâmbulo necessário” (FREIRE, pag. 1 A educação pensada por Freire tem um papel fundamental se posta em prática nas escolas, pois é vista como uma atividade que estimula a ação-reflexão,ou seja, que desperta no indivíduo o interesse de saber em que classe da sociedade ele está inserido e quais são as consequências que ele sofre por pertencer a tal classe. E por fim discutir taleducação como o melhor meio