Resumo VotoXdemocracia
707 palavras
3 páginas
A IMPORTÂNCIA DA OBRIGATORIEDADE DO VOTO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL Democracia e voto são frutos que utilizamos na atualidade, mas que custaram muito caro a bravos homens que assim lutaram por estes direitos. Democracia não é somente ter o direito de eleger alguém que possa representar uma cidade, Estado ou Nação e sim um ato de cidadania, não se pode afirmar que pelo fato de o povo votar que há democracia em um determinado País.
Em razão da desigualdade social existente no Brasil, não se pode esperar em uma população conscientizada em relação a assuntos políticos venha ser da mesma forma que em outras culturas. O voto ao mesmo tempo sendo um direito e um dever cívico fundamental, a participação no processo de tomadas de decisões políticas depende da inserção de um maior número de vozes, visando à unidade em meio à formação de um consenso. Mediante a ampliação da participação de um maior número de eleitores, cada qual com um interesse distinto e visões diferentes de mundo é que constrói a formação do processo político, Visto que cada cidadão é detentor de parcela do interesse comum, possuindo, portanto ampla capacidade de contribuição nos assuntos públicos.
Pela população o voto é compreendido muito mais como um dever, na maioria das vezes exercida sem nenhuma consciência da sua real importância, do que como um direito de cidadania. A inversão da sequência afeta o tipo de cidadão e o resgate do padrão normal de cidadania devem ser através do exercício do voto obrigatório, de modo a forjar uma consciência política.
Após um longo tempo ao qual não era garantido o direito ao voto, seja pela exclusão de minorias do processo eleitoral, ou mesmo pelo afastamento total de participação dos cidadãos dos direitos políticos nos regimes ditatoriais, a atual Constituição manteve a tradição do voto obrigatório iniciada do código eleitoral de 1932. Portanto obrigatório é visto mais como um dever fundamental do que como um simples direito de participação no