RESUMO Pedagogia libertaria e pedagogia Critica
Pedagogia Libertária e Pedagogia Crítica
MATERIA: Sociologia das organizações e Educação
Professor: Rodrigo Salgado Sátiro
Nome: Juliana Pereira de Castro
Curso: Pedagogia para Licenciados
Turma: III
Pólo: Monte Alto
A Pedagogia Libertária
Enquanto para o capitalismo a educação não ocupa um lugar privilegiado, para aqueles que lutam contra este sistema, ela é parte essencial para a formação de uma nação pensante, a educação então se torna parte de um processo que pretende romper e questionar as relações de poder e opressão.
Um dos temas centrais da discussão da pedagogia libertária é o processo educativo e suas relações de dominação, rejeitando o autoritarismo, mas aceitando que se manifeste formas de autoridade não-autoritárias.Mostrando que esta “Autoridade” não induzam o pensamento do aluno de maneira a ser obediente a classe de poder e sim “ensinar para a liberdade”.
Existem ainda outros pensamentos sobre o antiautoritarismo como a de Paulo Freire e outros educadores críticos(Pedagogia Libertadora). A pedagogia libertária esta ligada como um projeto de Autogestão da Associação Internacional dos Trabalhadores em que “se educa pela liberdade ou para a liberdade”.
Os princípios de autogestão e educação integral influenciaram várias experiências pedagógicas libertárias, os primeiros representantes desta pedagogia no Brasil foram os imigrantes europeus que primeiramente vieram trabalhar na lavoura e depois se tornaram grande parte do proletariado do Brasil.
Criando no inicio do séc. XX as escolas modernas, a universidade popular, etc os sindicatos operários desenvolveram as idéias propostas pela Pedagogia libertaria com o objetivo de transformar o pensamento do homem.Ela esta ligada diretamente aos movimentos comunistas, ganhando força principalmente depois da década de 20 com a vitória da Rev. Russa.
Enquanto ocorre uma evolução no campo político brasileiro e os sindicatos perdem um pouco de sua influência, no campo educacional a