Resumo Libaneo
Nome: Fernanda B de Lima
Disciplina: Didática Turma: 7 Curso: História
Professora: Roseane Adão
Resumo do Texto: Tendências Pedagógicas na Prática Escolar
O texto Tendências Pedagógicas na Pratica Escolar, de José Carlos Libaneo, traz características e reflexões diante de diferentes tipos de práticas pedagógicas. O autor divide algumas práticas duas grandes estruturas, são elas: liberais e progressistas. A característica básica da pedagogia liberal é que ela tende a não ser crítica, tendendo a condizer com as ideologias capitalistas este tipo de pedagogia se subdivide na tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista. Enquanto o tipo de pedagogia progressista tem como característica fundamental ser crítica e procurar fazer com que seus alunos sejam sujeitos críticos na sociedade, está se subdivide em libertadora, libertária e crítico-social.
As tendências liberais procuravam legitimar a ordem social e econômica, por isso por mais que se considerem neutras, não assumem um compromisso com as transformações sociais. A pedagogia tradicional acredita que o sujeito deve se adaptar as normas sociais, uma vez que o professor é o retentor do conhecimento da própria cultura social capitalista e este o transmite para os alunos. Neste tipo de pedagogia não considera as diferenças sociais, ou seja, não leva em conta que existem desigualdades sociais na sociedade e por serem diferentes devem ser consideradas como tais. Não há como ter um padrão de ensino para todos os alunos, sendo que, cada um deles, tem diferenças socioeconômicas e especificidades individuais.
A tendência renovada progressivista, também acrítica aos fatores sociais, acredita que o aprendizado se faz com a prática. Além disso, esta mesma prática vem em busca de um aprimoramento individual, a escola funciona como uma parcela da sociedade que a reproduz, os alunos buscam então seu papel na escola, assim como buscarão na sociedade. A