Libras
PAULO FREIRE
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (Ped 384) – Prática do Módulo III
07/07/2012
RESUMO
Este estudo tem com objetivo refletir sobre a possibilidade de construção e resgate da cidadania por uma parcela da população que não teve acesso à escola no momento devido da infância. Nesta pesquisa encontrei Paulo Freire e sua proposta de alfabetização que atende todos os objetivos que serão necessários para atingir o meu objetivo.
Palavras-chave: Resgate. Paulo Freire. Alfabetização.
1 INTRODUÇÃO
O estudo de sua proposta gera reflexões sobre seus pensamentos e afirmações, em um movimento espiral, tendo como ponto de partida a vida humana individual, dentro de uma comunidade, de uma cultura, em convivência com o outro. É um orgulho que tenha sido um brasileiro que criou uma pedagogia contraditória, mesmo de forma mais simples, algo tão imenso e profundo a importância de vida humana e o valor do outro no processo pedagógico. Freire nos ensina a olhar o outro, olhando para nós mesmos.
A proposta deste estudo é refletir sobre Paulo Freire como professor e criador de um método para a educação de jovens e adultos e como ser humano solidário ao outro, refletindo sobre sua postura ética, analisando a coerência da sua teoria, verificando, principalmente sua preocupação com a vida dos mais massacrados, aqueles que sofrem injustiças, exclusões, discriminações, os oprimidos, utilizando suas palavras, aqueles que não têm ou não tiveram acesso a escola no momento devido.
Freire é o primeiro a falar que “é impossível a educação sem que o educando se eduque a si mesmo no próprio processo da sua libertação”
2 FREIRE E A EDUCAÇÃO PELA VIDA
Paulo Freire elaborou um trabalho pedagógico, inédito, pensado nas pessoas menos favorecidas. Voltando ao passado dele aonde: o amor, afeto, dialogo, troca, responsabilidade, estão ligados