Pao de queijo
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA RURAL
BACHARELADO EM GASTRONOMIA E SEGURANÇA ALIMENTAR
O PÃO DE QUEIJO MINEIRO
João Guilherme Carvalho de Freitas
Recife/PE
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA RURAL
BACHARELADO EM GASTRONOMIA E SEGURANÇA ALIMENTAR
O PÃO DE QUEIJO MINEIRO
João Guilherme Carvalho de Freitas
Trabalho
Gastronomia
apresentado e ao
Segurança
Curso
Alimentar
de da UFRPE à disciplina de Cozinha brasileira II, sob a orientação da Profa Irineide Carvalho, como instrumento parcial de avaliação.
Recife/PE
2011
1. INTRODUÇÃO
A gastronomia de um povo é formada através de fatores culturais e ambientais.
Sendo assim, uma gastronomia rica não é aquela com vários ingredientes e preparações, mas a forma como o homem usa a sua criatividade para fazer pratos para sua alimentação com produtos e condições que muitas vezes são impostos é o que a diferencia. Como exemplo dessa culinária há a cozinha brasileira, uma das mais diversificadas do mundo. O Brasil possui uma gastronomia rica e variada, onde é possível ver diferentes hábitos alimentares. Uma dessas cozinhas é a mineira, cuja sua tradição foi forjada pelas necessidades do povo e pelos momentos de fartura, como também no contato com outras culturas e povos. Dentro dessa culinária tão rica, podemos destacar um ícone da cozinha mineira, o pão de queijo, bolinho bastante apreciado por todo Brasil e que também vem ganhado espaço no mundo.
2. ORIGEM DO PÃO DE QUEIJO
A origem do pão de queijo é incerta e até mesmo se mistura com a origem da culinária mineira, mas de acordo com estudos históricos, pode-se dizer que ela teve sua criação por influência de fatores bastante importantes para a história do estado.
2.1. Produção do queijo mineiro e criação de receitas
A intensificação da pecuária no estado aumentou significativamente a produção de leite da região. Além disso,