Panorama do Mercado Imobiliario na Bahia
Nos últimos anos o mercado imobiliário baiano encontra-se em um grande processo de ascensão, esse crescimento explosivo é resultado de uma revolução econômica no país, assim, com a redução de taxas de juros houve uma facilitação para grande parte da população ao crédito imobiliário. O mercado imobiliário é um dos setores com maior potencial para impulsionar a economia de um país tanto por gerar um grande numero de empregos de modo direto e indireto, quanto pela grande demanda de produtos e prestação de serviços que são geradas pelos lançamentos imobiliários.
O crescimento da população e consequentemente a grande demanda por moradias é fator determinante no aquecimento da economia imobiliária. Somado a este fato estão às medidas governamentais e a facilidade de crédito que os bancos passaram a oferecer, a economia no Brasil tende a aumentar significativamente nos próximos anos. O novo perfil da população brasileira também contribui significativamente para manter o potencial de crescimento no mercado imobiliário, hoje há um novo modelo familiar, os jovens passam a ter economia ativa e independência financeira cada vez mais cedo e possuem condições de adquirir seu primeiro imóvel. As famílias estão ficando cada vez menor, e em uma maior quantidade por isso a necessidade de novos imóveis tende a aumentar o numero de lançamentos residenciais nos próximos anos. Muitas pessoas possuem a preferência por determinados locais e assim um aumento de lançamentos concentrados, consequentemente o aumento de financiamentos e empreendimentos, que resultam na participação governamental com obras de revitalização e planejamento urbano.
O presente trabalho tem como objetivo a análise panorâmica do mercado imobiliário baiano que procura sempre se adequar a o novo perfil de famílias brasileiras, e destacar a importância da participação do Poder Público com planejamento urbano, projetos de infraestrutura e um maior estimulo às instituições financeiras.
2. METODOLOGIA