casas bahia - Evolução
Trabalho de Final de Curso II
Duque de Caxias – 2005, Primeiro Semestre
A EVOLUÇÃO E ESTRATÉGIAS DO SETOR VAREJISTA NO BRASIL: uma abordagem na Casas Bahia
Área: Administração Estratégica
Autores Mat:
Ana Cláudia Cabral Silva 2001990, Eduardo da Silva Barbosa 2001980, Fábio Fraga Couto 2001930 , Gizelle Duarte Teixeira 2001959 , Maxwell Bergamini 2001976 , Paulo Cesar de Almeida 2001971, Simone Barreto Pereira 2001947, Simone Mendonça Vasconcelos 2001948,
Orientadora: June Rothstein, M.Sc
Resumo
O setor do varejo vem aumentando consideravelmente sua importância no panorama empresarial brasileiro, um número crescente de varejistas figuram na relação das maiores empresas do País. Conforme o setor se expande, são necessárias estratégias diferenciadas, novas tecnologias, mudanças no relacionamento com clientes e fornecedores. Neste cenário, o grande fator de diferença nas empresas é a vantagem competitiva, ou seja, o valor que se cria para o consumidor e que ultrapassa o custo, que advém do fato da empresa operar com baixo custo ou com diferenciação.
Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso de uma empresa do setor varejista brasileiro, a Casas Bahia, destacando as estratégias adotadas e os resultados obtidos, comparando a relação teoria versus prática a partir da empresa estudada. Para tanto, através de pesquisas, analisamos a evolução do setor varejista no Brasil, considerando o ambiente político, econômico e social.
Como resultado, o presente estudo revela que na empresa estudada coexistem algumas práticas que se enquadram no modelo atualmente sugerido pela evolução do setor varejista e outras adotadas por estratégias desenvolvidas pela Casas Bahia.
Palavras Chave: Varejo. Vantagem Competitiva. Estratégia.
INTRODUÇÃO
Identificar as estratégias utilizadas pelo setor do varejo é parte fundamental para entendermos os caminhos que levaram à sobrevivência e ao sucesso de algumas