Casas Bahia fusão
NOVOS MODELOS DE EMPRESA
Trabalho final
Leandro Sant’Anna Giglio RA 306118
Márcia Helena Borré RA 306229
Rafael Cesar Dala Rosa dos Santos RA 306223
Campinas
30 de setembro de 2010
A EMPRESA
Sucesso absoluto em vendas no mercado nacional, a Casas Bahia é considerada nos dias de hoje a maior rede de lojas de departamento e maior anunciante do país. Com mais de 57 mil funcionários espalhados em 565 lojas, dentre eles 17 mil vendedores, a empresa possui presença em dez estados brasileiros além do Distrito Federal. Com relação à suas vendas, que são baseadas principalmente em móveis e eletrodomésticos, a Casas Bahia realiza mensalmente mais de 900 mil entregas por todo o país dos sete mil itens diferentes que comercializa.
Tais estatísticas colocam a empresa entre na 131ª posição das maiores empresas de varejo do mundo, ficando a frente de gigantes globais como a Blockbuster (EUA) e Decathlon (França) segundo a pesquisa “Poderosos Globais do Varejo” publicada anualmente pela consultoria Deloitte.
Tamanho sucesso da Casas Bahia teve seu início na década de 50 em São Caetano do Sul no estado de São Paulo, quando o então imigrante polonês Samuel Klein iniciou a venda de produtos a domicílio, facilitando o pagamento em diversas prestações para que as classes mais humildes tivessem condições de adquirir bens de consumo. Tal iniciativa deu à empresa uma poderosa forma de lucro e fidelização dos clientes chegando a ser estudada em diversas escolas de negócios pelo mundo como exemplo de foco e importância do mercado de baixa renda.
A respeito de sua estrutura de distribuição e atendimento, a empresa possui sete centros de distribuição espalhados pelo Brasil e uma estrutura de logística que a permite a expansão da rede em um raio de mil quilômetros a partir de dois grandes Centros de Distribuição, localizados em