Panorama do antigo testamento
Síntese dos Livros Poéticos
Livros Poéticos
1. Jó,
2. Salmos,
3. Provérbios,
4. Eclesiastes
5. Cantares de Salomão.
Observando os livros poéticos individuais. Jó nos ensina como vencer no sofrimento e morrer a nós mesmos. Salmos nos ensinam como é a vida nova em Cristo que se manifesta em várias virtudes divinas. Provérbios nos ensinam a sabedoria divina aplicada para nossa vida aqui na terra. Eclesiastes nos ensina que nada aqui em baixo do sol dá a satisfação e felicidade verdadeira. Mas que o sentimento certo da vida é temer a Deus e guardar os seus mandamentos. Este é o dever de todo o homem. Cantares de Salomão nos ensina de maneira simbólica como é o amor e a intimidade da comunhão com Cristo aqui no mundo.
1. Livro de Jó
Há várias opiniões sobre este assunto, o propósito do livro. O propósito que faz mais sentido é: o mistério do sofrimento. Jó sofreu isso é óbvio. Mas, para Jó, o seu sofrimento era um mistério. Ele não soube a conversa entre Deus e Jó que provocou seu sofrimento. Deus não revelou a ele o propósito do seu sofrimento nem quando estava no meio dele. Se Jó é o autor do livro, ele não soube nada disso até o fim da vida dele. Muita coisa passa na vida do crente sem saber o que Deus faz. Temos que seguir e agüentar pela fé. Se soubesse, não seria fé. Também nós os crentes temos que entender que Deus é soberano e não a nós explicações. Deus tem direito soberano para fazer conforme a Sua vontade!
É a maior drama do Velho Testamento. Não é simplesmente um relatório dos eventos da vida de Jó. Ninguém que está no estado mental e emocional de que Jó estava neste livro, esperaria paciente e cortesmente para cada homem falar e depois responder cada um deles de sua vez em forma poética, fazendo isso três vezes. Então pela inspiração de Deus o livro de Jó foi escrito desta forma poética para que possamos entender melhor o que o livro ensina.
O Senhor abençoou o último estado de Jó, mais do que o