Aparelho Locomotor
O aparelho locomotor é formado por ossos, articulações e músculos, sendo responsável pela sustentação e pela movimentação do corpo. Divide-se em:
tronco; pernas e pés (membros inferiores); braços e mãos (membros superiores).
A locomoção é fundamental para a saúde de todo ser humano, e principalmente para o paciente geriátrico. A falta de locomoção pode causar: aumento da osteoporose; úlceras de pressão — feridas de atrito, por passar muito tempo na mesma posição; prisão de ventre; problemas urinários e respiratórios; redução da força e do tônus muscular; aumento do risco de infecções e embolias.
A prevenção de problemas no aparelho locomotor deve garantir a movimentação apropriada e manter a postura sempre correta, evitando assim danos à coluna vertebral.
Os idosos em repouso tendem a se movimentar pouco na cama, mas é recomendável que sejam incentivados a fazer rotações e mudar de posição, para evitar sérios problemas de saúde. O processo de rotação é bastante simples de ser orientado, mas, para facilitá-lo, o cuidador deve colocar uma tábua por baixo caso o colchão seja muito mole. Siga as instruções para cada movimento específico:
Mover-se na cama
Sentar
Levantar
Levantar da cama
Ficar de pé
Andar
mover-se na cama
Os pacientes que ainda se movem sozinhos podem fazer estes movimentos sem auxílio:
flexionar os joelhos, apoiando os pés sobre a cama e virando as pernas para o lado que se pretende girar; entrelaçar as mãos e levantá-las, esticando os cotovelos simultaneamente. finalmente, rodar a cabeça para este mesmo lado.
Se o paciente for incapaz de realizar este exercício sozinho, o profissional ou o cuidador deve ajudá-lo, ficando a seu lado e seguindo as instruções do item acima. Para dar continuidade: segurar com firmeza o paciente, colocando as mãos sobre o lado do corpo que ficará para cima após o movimento; apoiar uma mão na altura do ombro e a outra nos quadris; depois, mover com