Panorama do Antigo Testamento
Gn 3.15 Logo após a queda do homem, Deus faz uma promessa, de que o descendente da mulher, e não do homem (Is 7.14), esmagaria a cabeça da serpente.
Gn 9.1-17 Deus faz uma aliança com Noé e sua descendência, preservando a terra de novo dilúvio.
Gn 11.10-32 Descendentes de Sem, filho de Noé, Tera pai de Abrão.
Gn 12.1-3 Deus chama Abrão e lhe faz promessas, v.3 em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gl 3.8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.
Gn 15.1-11 Deus anima a Abrão e lhe promete um filho, vs 9, (Deus)Respondeu-lhe (a Abrão): Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho, v.10 Ele, tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defronte das outras; e não partiu as aves. Gn 15.12-21 O Senhor entra em aliança com Abrão, v 17 E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços.V.18 Naquele mesmo dia, fez o SENHOR aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates.
Gn 17.1-8 Deus muda o nome de Abrão; vs 9-14Institui-se a circuncisão; vs 15-22 Deus muda o nome de Sarai.
Gn 22 Deus prova Abraão, que não negou seu único filho. Verso 18 Nela (em tua descendência) serão benditas todas as nações da terra. Romanos 9.7-13 nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa. Porque a palavra da promessa é esta: Por esse tempo, virei, e Sara terá um filho. E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. (v 11)E não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o