a historia da biblia
> Panorama Geral a) Definição: A palavra Biblion (Bíblia) é de origem grega, e significa livrinhos ou coleção de livros.
b) Objetivo: A revelação da pessoa e da lei de Deus ao homem. História
1- O Princípio a) Deus se revela ao homem: Deus sempre procurou falar com a humanidade de alguma maneira: No princípio, Ele se revelou pessoalmente ao homem no jardim do Éden; e dessa mesma forma Ele também se comunicava com os Seus servos, assim como Noé e Abraão entre vários outros; posteriormente, passou a falar com o povo através de homens escolhidos especificamente para exercer o ministério profético. b) A Palavra divulgada por Jesus e a unção do Espírito Santo:
Tempos depois, com a vinda de Cristo à terra, sua Palavra se expandiu ainda mais; após a crucificação, com a descida do Espírito Santo, Ele passou a falar diretamente com os homens sem a necessidade do uso de profetas.
c) A Palavra pregada pelos apóstolos:
Apartir daí, o evangelho foi grandemente divulgado pelos apóstolos, principalmente Paulo, em boa parte dos lugares habitados no mundo naquela época. Esses pioneiros da missão evangelística, deixaram seus valorozos trabalhos registrados em cartas e livros, os quais contém a Palavra de Deus pregada por eles, tendo por base a lei de Moisés, os livros poéticos, os históricos e os proféticos, mas sempre destacando enfaticamente os ensinamentos deixados por Jesus Cristo.
2- A Propagação da Palavra Séculos Depois a) A data e a autoria da Bíblia:
A Bíblia Sagrada narra a história um período de 1.600 anos [desde a criação do mundo, até o Apocalipse de João em 95dc, aproximadamente]; ela foi escrita por cerca de 40 autores, inspirados por Deus, que viveram em lugares e épocas diferentes, e não se conheciam; mesmo assim, nela não há nenhuma contradição.
b) As língüas originais:
O Antigo