Historia da biblia
INTRODUÇÃO
A Bíblia não somente forma o alicerce duma vida efetiva de oração, mas é fundamental em qualquer outro aspecto da vida cristã. Enquanto a oração é a maneira primária de nos comunicarmos com Deus, a Bíblia é a maneira primária de Deus se comunicar conosco. Coisa alguma deveria receber precedência sobre a Palavra, usurpando em nós seu lugar.
Ora, o que é verdadeiro quanto ao homem exterior, também é verdade no tocante ao homem interior. Se deixarmos de nos alimentar regularmente da Palavra de Deus, teremos de suportar sérias conseqüências espirituais. Jesus declarou: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"(Mt 4.4). A Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda história da humanidade. Só no século XX foram impressos mais de um bilhão e meio de exemplares, em mais de mil e seiscentos idiomas diferentes, tornando-se o maior Best –Seller de todos os tempos. Nunca a Palavra de Deus foi tão meditada, lida e comentada como nos nossos dias.
2 DESENVOLVIMENTO
Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Apenas alguns poucos textos foram escritos em aramaico. O Novo Testamento foi escrito originalmente em grego, que era a língua mais utilizada na época. Os originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras. Porém, não existe nenhuma versão original de manuscrito da Bíblia, mas sim cópias de cópias de cópias. Todos os autógrafos, isto é, os livros originais, como foram escritos pelos seus autores, se perderam. As edições do Antigo Testamento hebraico e do Novo Testamento grego se baseiam nas melhores e mais antigas cópias que existem e que foram encontradas graças às descobertas arqueológicas. Independente de qual coleção das Escrituras é estudada, há uma coerência impressionante entre os livros, que foram