Pratica laboratorio
RELATÓRIO DE PRÁTICA I
COMPORTAMENTO QUÍMICO DOS COMPOSTOS IÔNICOS
ACADÊMICOS: BETÂNIA FRANCISCA DOS SANTOS KARINE COSTA MORAES LUIZ CARLOS GUIMARAES
MARIA APARECIDA MARIELE DIAS TANIA CASSSIA GUIMARAES
Dezembro - 2011
Salinas – MG
BETÂNIA FRANCISCA DOS SANTOS
KARINE COSTA MORAES
LUIZ CARLOS GUIMARAES
MARIA APARECIDA
MARIELE DIAS
TANIA CASSSIA GUIMARAES
RELATÓRIO DE PRÁTICA I
COMPORTAMENTO QUÍMICO DOS COMPOSTOS IÔNICOS
Trabalho apresentado a Professora Aline como avaliação parcial da disciplina Laboratório de Química Inorgânica I do Curso Superior de Licenciatura em Química.
Dezembro - 2011
Salinas – MG 1. INTRODUÇÃO
Compostos iônicos são aqueles formados por íons de cargas opostas (resultando numa substância eletricamente neutra) através de interação eletrostática. Como resultado de sua força de ligação, são sólidos em condições ambientes (25°C e 1 atm) e apresentam altos valores de ponto de fusão e ebulição. É comum os compostos iônicos serem formados por metais e ametais, mesmo quando estão ligados previamente a outros átomos (ex: CaCO3, constituído por Ca2+ + CO32-).
Quando dois íons entram em contato direto, se ligam por atração eletrostática. Assim, com mais íons presentes (cátions e ânions) atraindo-se em diversas direções, forma-se um conglomerado fortemente ligado e organizado: o retículo cristalino. Os estudos de solubilidade se concentram em produtos pouco solúveis, considerando o equilíbrio que se estabelece entre uma fase sólida iônica e seus íons livres em solução aquosa.
Os fenômenos de dissolução e precipitação são absolutamente inversos. A dissolução de um cristal iônico