praticas de laboratorio
O índice de saponificação de uma gordura é definido como o número que representa miligramas de KOH necessários para converter os ácidos graxos de 1g de gordura em sabão. Assim, procedendo-se a saponificação de uma quantidade conhecida de uma gordura ou óleo com um excesso conhecido de solução padrão de KOH, e medindo-se (por titulação) o álcali não utilizado, pode-se calcular o álcali gasto na formação do sabão.
O índice de saponificação fornece a indicação do comprimento médio de resíduos de ácidos graxos. Portanto, se este índice é baixo, o comprimento médio da cadeia e o peso molecular dos ácidos graxos presentes devem ser elevados. Por outro lado, se o índice é alto, muitas moléculas de sabão devem ter sido produzidas a partir de 1 grama de gordura ou óleo, e o comprimento médio e o peso molecular dos ácidos graxos presentes devem ser baixos. Comparando-se o índice de saponificação da triestearina (p.m. = 891) com o da tributirina (p.m. = 302), tem-se que será maior no triglicerídeo de menor peso molecular. A propósito, este índice, para a tributirina, é cerca de 3 vezes maior (= 557 mg de KOH) que o da triestearina (= 198 mg de KOH). Reagentes
Solução alcoólica de KOH 0,3 N
Ácido clorídrico 0,5 N (rigorosamente titulado)
Solução alcoólica de fenolftaleína 1%.
Óleo vegetal. Técnica
Colocar em um tubo de ensaio, 200 mg de óleo e 5 ml de potassa alcoólica. Obturar o tubo com uma bola de gude e colocar em banho-maria fervente por 15 minutos. Se o álcool evaporar, adicionar mais etanol puro. Retirar do banho-maria, resfriar e titular com ácido clorídrico 0,5 N usando 2 gotas de fenolftaleína como indicador.
Paralelamente, realizar uma prova em branco (5 ml de KOH) e titular da mesma maneira.
Cálculo do índice de saponificação
Para obter-se o índice de saponificação, considerar que 1 ml de ácido clorídrico 0,5 N é equivalente a 28,05 mg de KOH.
_______ ml de ácido clorídrico gastos para