Elaboracao de carne de hamburguer
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA N° 03
ELABORAÇÃO DE HAMBURGUER DE CARNE BOVINA.
Lauro de Freitas
30 de Outubro de 2013
UNIÃO METROPOLITANA DE SAÚDE E CULTURA
Curso: Farmácia, Noturno
Disciplina: Tecnologia de Alimentos Docente: Letícia Rodrigues Discentes: Adriana Vilela,
Airam Vilena,
Andréia Alves,
Ângela Carvalho,
Carolina Cabral,
Raissa Souza,
Isis Borges,
Laila Ribeiro,
Lidiane Dias,
Luana Pereira,
Nívia Pereira,
Paloma Silva,
Tatiane Oliveira.
Lauro de Freitas
30 de Outubro de 2013
INTRODUÇÃO
A carne bovina é considerada o alimento essencial na constituição de dietas equilibradas, nutritivas e saudáveis. Devido à importância da carne como alimento e a exigência dos consumidores, que cada dia se torna mais esclarecidos e conscientes, aumentou de forma estrondosa a procura por produtos de ótima qualidade.
A qualidade da carne destinada ao consumo é motivo de constante preocupação em todo o mundo, em especial no Brasil, país considerado o maior produtor mundial de carne bovina (Anualpec, 2003) e onde o consumo per capita de carne e derivados é de 36 kg/ano (Prado et al., 2004). Segundo o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), a carne bovina de segunda é a mais consumida, principalmente pelas classes com renda salarial menor que dez salários mínimos (Garcia & Bliska, 2000).
Se o animal passar por estresse na fase ante mortem irá interferir diretamente na qualidade da carne. Depois de abatido vários cuidados devem ser tomados, pois qualquer dano na qualidade da carne é irreversível. Contaminações por agentes de ordem física ou química, mas principalmente aqueles de origem biológica, durante o abate, resfriamento da carcaça, processamento, transporte e comercialização, têm de ser evitados ao máximo.
O processamento da carne busca a elaboração de novos produtos com a finalidade de prolongar a vida-de-prateleira, por atuar sobre