A Igreja como povo de Deus
“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com ele habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.”
AP 21:3
1Co 1:9 “Fiel é Deus; pelo qual fostes chamados para à comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.”
Através desse versículo vamos começar a desenvolver um assunto importante nos dias de hoje: a igreja, e poderemos ver o plano de Deus para os que amam a Ele.
Para entendermos como surgiu a igreja, temos que fazer menção sobre o povo hebreu que desde de a antiguidade já se reunia para adorar, orar e louvar ao Senhor Deus. Esses encontros aconteciam nos templos, local onde se encontravam para as reuniões e nas sinagogas.
O surgimento e história da igreja é contada no livro de Atos dos Apostolos, que provavelmente tenha sido escrito no ano de 63 D.C segundo muitos estudiosos e escrito também provavelmente por Lucas, um dos apostolos que acompanhou Jesus.
Lucas, o escritor de Atos, foi o mesmo que escreveu um dos quatro Evangelhos, sendo o primeiro de sua autoria chamado Lucas, ele era natural da Siria, uma pessoa muito instruida e que falava muitos idiomas e era um médico gentio, o que faz com que o seu idioma fosse provavelmente o grego.
Jesus é considerado para os cristãos o Messias de quem o povo judeu se referia no Antigo Testamento, o Filho de Deus. Para os que creem no Messias, ele foi gerado através de um milagre sobrenatural, quando o anjo Gabriel apareceu para Maria dizendo que ela tinha sido a escolhida para gerar o Filho de Deus.
Maria já era prometida de casamento à José, homem segundo a bíblia justo e bom, pouco se fala sobre José nos Evangelhos e pouco se sabe sobre a sua vida, mas o que sabemos é que um anjo apareceu a ele dizendo que Maria estava grávida do Filho de Deus e que ele deveria casar-se com ela, e assim ele o fez, pois José era um homem de muita fé.
No periodo do nascimento de Jesus que foi quando se