Panoptismo
Por muito tempo o poder "policial" ou o Panoptismo da idade medieval era considerado um tanto quanto absolutista pois sempre tinha em seu centro os interesses da família real "rei" ou fatores religiosos com o medo de pecar diante de um ser divino , esse modelo era adotado pelos principais e mais poderosos países da Europa .
Após muitos anos na frança onde ocorria várias reformas sociais , a força policial deixou de ser totalidade do estado e sim da sociedade "povo" , a policia começou a se voltar para fatos que ocorriam no imediato e que causavam desequilíbrio "Catarina II ".
Nas proximidades do século XVIII esse mesmo poder policial começou a se organizar hierarquicamente com cargos e serviços diversificados como chefes , comissários , inspetores , observadores , fiscais e outros , para Ledoux , toda essa vigilância era essencial para uma cidade perfeita .
Todos essa evolução da força policial com a passar dos tempos fez com que a mesma fosse essencial para impor a justiça e isso fez com que essas duas forças se fundissem ou trabalhassem juntas para punir e tomar as medidas necessárias para aqueles que infringirem as regras que mantêm a sociedade em equilíbrio .
Permite se afirmar que essa junção formou oque hoje se nomeia o poder judiciário e executivo .