Panoptismo
A Panoptico de Bentham é elaborado como um local de observação de condutas humanas, de “dontes” - como cita Foucault, em busca de uma elevação da moral de uma sociedade.
O isolamento dos presos estabelece uma relação com o observador, na qual, a conduta daquele pode estar sendo observada a qualquer momento, filosofia que serve como prevenção e até, pode-se dizer, repressão ao cometimento de novos crimes. O preso não sabe que está sendo observado, mas tem em sua consciencia que isto é possível, e então teme a lei, assim como passa a evitar um comportamento desviado.
O papel da penitenciária é de reeducar o cidadão desviado. Nela busca-se aplicar uma metodologia de reeducação para que ele volte a atuar em sua função social. Esse tratamento dentro das prisões reflete os planos de governo na própria sociedade, que buscam a disciplina da população e a diminuição da criminalidade, como por exemplo: planos de segurança, cultura, politica, esporte e saúde.
Panoptismo
A Panoptico de Bentham é elaborado como um local de observação de condutas humanas, de “doentes” - como cita Foucault, em busca de uma elevação da moral de uma sociedade.
A isolação dos presos estabelece uma relação com o “observador” em que a conduta daquele pode estar sendo observada a qualquer momento, filosofia que serve como prevenção e até pode-se dizer em repressão ao cometimento de novos crimes. O preso não sabe que está sendo observado, mas tem em sua consciência que isto é possível, e aí teme a lei. Evita um comportamento desviado.
O papel da penitenciária é de educar o cidadão desviado. Nela é estabelecido uma forma de educação em que ele possa voltar ao convívio e atuar na sua função social. Esse tratamento dentro das prisões reflete aos planos de governo na própria sociedade, em que se busca a prevenção de crimes e diminuição da criminalidade, como por exemplo: planos de segurança, cultura, politica, esporte e saúde.