panelas
Muito popular antigamente, o uso da panela de ferro hoje em dia já não é tão comum, mas as vantagens que elas possuem em comparação com as demais ainda são válidas.
Para cozinhar feijão, lentilha e carnes grelhadas, essa panela é ideal, pois ela consegue absorver o calor constante e manter a temperatura sempre alta.
Também apresentam boa durabilidade, preço baixo e, segundo especialistas, seu uso regular pode reduzir o risco de anemia e deficiência de ferro. No entanto, o armazenamento de alimentos em panelas desse tipo não é recomendado como forma de evitar a alta concentração da substância nos alimentos.
Panela de barro
As tradicionais panelas de barro podem ser utilizadas tanto sobre a chama quanto dentro do forno. Há quem diga que elas são insuperáveis em manter o sabor dos alimentos. Elas cozinham mais lentamente, mas ao mesmo tempo mantém o aquecimento por um período maior. A desvantagem, além do preço elevado, é que são pesadas e os alimentos grudam com facilidade.
Agora que você já sabe quais são as principais diferenças, fique atenta à manutenção observando a maneira certa de efetuar a limpeza, de armazenar e também quais utensílios devem ser utilizados com a sua panela.
Panela de pedra-sabão
As panelas feitas desse material são naturalmente antiaderentes. Elas cozinham o alimento de maneira mais lenta e mantém o aquecimento por um período maior. As desvantagens são o seu peso, que dificulta o manuseio e a fragilidade. Armazenar alimentos nesse tipo de recipiente não é aconselhável, pois pode haver liberação de níquel.
Panela de alumínio
Por ser vendida a um preço mais acessível, esse tipo de panela é um dos mais utilizados. Fácil de manusear e com aquecimento rápido, tem como desvantagens o fato de poder transferir alumínio para os alimentos, o que é prejudicial à saúde e pode diminuir o valor nutricional dos alimentos. Além disso, existe uma suspeita ainda não comprovada de que a liberação de alumínio nos alimentos