Isso 14001
ABSTRACT
This paper intends to demonstrate how ISO 14001, associated to QFD, can be usefull to the management and continuous improvement of the port terminals environmental performance.
INTRODUÇÃO
Os impactos ambientais que ocorrem nas atividades de um terminal portuário indicam a necessidade de introdução da variável ambiental no seu sistema de gerenciamento. O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia de gestão ambiental que atenda a essa necessidade e seja adequada às características desse tipo de empreendimento. Inicialmente, são apresentados os principais impactos ambientais relacionados à água, ao solo, ao ar, às cargas perigosas e aos aspectos socio-culturais. Em seguida, é analisada a aplicação da norma ISO 14001 ao gerenciamento dos terminais portuários, propondo-se um programa básico para implementação de um Sistema de Gestão Ambiental. Por fim, é proposta a aplicação do QFD - "Quality Function Deployment" - uma ferramenta de planejamento, como metodologia de gerenciamento ambiental. O estudo de caso de um terminal portuário é usado para demonstrar a aplicação do DFA - Desdobramento da Função Ambiental, ou QFD aplicado à gestão ambiental - através do qual os impactos ambientais podem ser sucessivamente desdobrados em metas, requisitos gerenciais e requisitos operacionais. A aplicação do DFA oferece uma base metodológica para o planejamento do Sistema de Gestão Ambiental a ser implementado pelo terminal, conferindo maior eficácia na coordenação do projeto e permitindo um enfoque simultâneo em tecnologia, pessoas e meio ambiente.
1. PRINCIPAIS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DOS TERMINAIS PORTUÁRIOS
Mesmo em portos de regiões próximas ou adjacentes os aspectos ambientais a serem considerados tendem a ser muito diferentes devido ao método de construção do terminal, à carga a