Panela
ENGENHARIA MECÂNICA
Lucas Silveira
Luísa Cherobim
Paulo Henrique de Carvalho
Renan Paris
FMS – SISTEMA FLEXÍVEL DE MANUFATURA
CURITIBA
2012
BLUCAS CAMPOS
LUISA CHEROBIM
PAULO HENRIQUE DE CARVALHO
RENAN PARIS
FMS – SISTEMA FLEXÍVEL DE MANUFATURA
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de CNC, do Curso Superior de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Orientador: Prof. Valdemar Nogosecki
CURITIBA
2012
Introdução
A necessidade de aumento de produção, diminuição de custo, resultando em alto rendimento está estimulando a busca pela excelência total no tripé custo-qualidade-flexibilidade isso abre novas fronteiras no aperfeiçoamento de métodos de produção, desenvolvimento e incorporação de novas tecnologias de processamento, trabalho participativo, e facilidade de reconfiguração de sistemas operacionais.
Os quesitos qualidade e custo estão sendo bem supridos pela tecnologia atual, porém o ponto flexibilidade é extremamente limitado, hoje em dia é importante criar um padrão e produzir de acordo com o mesmo, os sistemas não possibilitam grande versatilidade de produção, e, as vezes, é necessário ter acesso à essa flexibilidade. Dentro deste conceito os Sistemas Flexíveis de Manufatura (FMS), têm apresentado uma resposta adequada a estas necessidades.
Histórico
As primeiras máquinas de comando numérico (CN) resultaram de adaptações em tornos mecânicos, fresadoras verticais, e fresadoras horizontais. Esta evolução começou no fim dos anos cinquenta, e foi aumentando progressivamente ao longo das décadas de sessenta e setenta. Na década