Panejamento
O planejamento é utilizado como forma gerencial necessária para as organizações contemporâneas, pois o planejamento em uma organização é feito através do estudo e das escolhas definidas para se alcançar um objetivo de forma eficiente e eficaz, tendo como base a situação atual da empresa.
O inicio do planejamento se dá através de um processo administrativo, focando nos objetivos a serem alcançados e a implantação de politicas organizacionais que estejam na visão da empresa. Para o planejamento ser eficiente é necessário que este processo seja sucessivo e interrupto, sem contar que o monitoramento e avaliações devem se feitas constantemente, ou seja, é o processo que faz com a organização execute um conjunto coordenado de ações visando determinados objetivos, através da elaboração de um projeto de ações para se alcançar a realidade futura de um objetivo.
1
2. PRINCIPIOS DO PLANEJAMENTO
A excelência de um planejamento faz com que a empresa consiga visualizar as mudanças necessárias através coordenação implantada de forma eficaz, se preparando até mesmo para eventos inesperados.
O Objetivo principal das empresas com fins lucrativos é maximizar os resultados, sendo possível elevar o retorno sobre investimentos. Mas para o alcance desses resultados é necessário à definição de pontos importantes como: Missão, visão, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Desta forma, o planejamento norteia a organização, de forma a buscar uma situação almejada, diferente da atual, empregando todo o seu potencia disponível.
- Maximiano (1995) define planejamento compreendendo os fatores tempo e incerteza, bem como o fator decisórial.
Sendo assim, a sua definição dos objetivos organizacionais a serem alcançados e meios para atingi-los, através da interferência da realidade, com a intenção de passar de uma situação, conhecida para uma situação desejada, dentro de um intervalo de tempo previamente definido, em que as decisões