Eletromagnetismo
O nome magnetismo vem de Magnésia, pequena região da Ásia Menor, onde foi encontrado em grande abundância um mineral naturalmente magnético. A pedra desse mineral é chamada magnetita (Fe3O4 - imã natural). Atualmente são mais usados imãs artificiais, obtidos a partir de determinados processos de imantação.
Se tomarmos um imã, de formato alongado, e pendurarmos pelo seu centro de massa, veremos que ele fica alinhado na direção geográfica norte-sul. A extremidade que aponta para o pólo norte geográfico é chamado pólo norte do imã. A outra aponta para o sul geográfico, é denominada pólo sul do imã.
A bússola é um aparelho que explora essa característica, constituído apenas de uma agulha imantada, apoiada pelo seu centro de massa.
Quando um imã é dividido em várias partes, cada uma das partes comporta-se como um novo imã. Aparecem sempre os dois pólos.
A força magnética é uma força de campo, ou seja, atua mesmo que não haja contato entre os corpos.
Cargas elétricas em movimentos originam campos magnéticos. Estando a carga elétrica em movimento em um campo magnético, há uma interação entre esse campo e o campo originado pela carga. Essa interação manifesta-se por forças que agem na carga elétrica, denominadas forças magnéticas.
O fluxo magnético, representado pela letra grega Φ ou ΦB, é análogo ao fluxo elétrico. 1 A unidade no SI é o weber, unidade equivalente ao tesla-metro quadrado (Tm²), 2 dado que o campo magnético mede-se em tesla (T) e a área em metro quadrado (m²).
Por definição, o fluxo do campo magnético através de uma superfície orientada é calculado como a integral do produto escalar do vetor campo magnético pelo elemento diferencial de área ao longo de toda a superfície S em consideração. HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxo_magn%C3%A9tico" \l