PALÁCIO DE MAFRA
Convento-Palácio de Mafra
Trabalho realizado por: João Oliveira nº17 11º11
Porf. : Beatriz Menezes
Palácio-Convento de Mafra
O palácio de Mafra foi mandado construir por D. João V , o rei absolutista português , em 1710 e teve a sua conclusão em 1735. Este foi mandado construir através de uma promessa feita pelo rei, promessa essa que dizia, se a rainha engravidasse seria construído um convento para 13 frades em Mafra. Contudo o espírito absolutista fez com que o pequeno convento prometido se transformasse numa enorme obra pública que acabou por albergar 300 frades, o rei e a rainha e a sua corte.
Na altura, a rainha teria- se confessado ao padre dizendo que estaria grávida, o padre aproveitou-se e disse ao rei que este só teria descendentes se aceitasse construir um convento, o convento de Mafra.
Fachada do Palácio Fachada do Palácio
Torre do Palácio
Os Santos da fachada e da entrada do Palácio
S. Domingos
S. Francisco (Ordem de São Francisco, a ordem a quem foi dedicado o convento)
S. Vicente S. Sebastião
Basílica
A Basílica ocupa a parte central do Palácio de Mafra, foi construída no estilo barroco joanino, tem a forma de cruz latina cujas dimensões são de 58,5 de comprimento e 43 de largura. A cúpula tem 13 m de diâmetro, tendo no seu centro uma pomba branca com 2 metros de envergadura, que vista do interior da basílica parece minúscula o que comprova as imensas dimensões da construção.
No seu interior encontram-se um conjunto único de 6 órgãos.
Nas suas torres encontram-se 40 sinos que se fazem