edificio barroco
Palácio-Convento de Mafra
2. Quando foi iniciada e finalizada sua construção?
As obras iniciaram-se em 1717. A 22 de Outubro de 1730
3. Onde foi construído? (PAÍS E CIDADE)
Terreiro Dom João V, 2640 Mafra, Portugal
4. Quem foi ou foram os responsáveis por ela? (tanto o responsável pela encomenda como o responsável pela realização)
Mandado construir por D. João V. Os responsáveis pela obra foram os arquitetos João Frederico Ludovice, Manuel Caetano de Sousa e o engenheiro Manuel Maia.
5. O que motivou sua construção? (Ou, porque foi construído?)
Há quem defenda que a obra se construiu por vias de uma promessa feita por D. João V, caso a rainha fosse bem sucedida na conceção de um filho que ardava. Este promessa cumpriu em 1711, ano em que nasceu a princesa Maria Bárbara, a primogênita da descendência do Magnânimo.
6. Quais os aspectos estéticos de destaque para a forma do edifício?(De que formas é composto? O que essas formas têm de interessante? O que têm de particular?)
O conjunto arquitetônico desenvolve-se simetricamente a partir de um eixo central, a basílica, ponto principal de uma longa fachada- 220 m - ladeada por dois torreões, residência um do rei, ouro da rainha, localizando-se na sua zona posterior o recinto conventual da Ordem de São Francisco da Província da Arrábida.
Preocupado com a falta de descendência, D. João V prometeu (decreto de 26 de Novembro de 1711) levantar um convento destinado a 13 franciscanos, caso a rainha, D. Maria Ana de Áustria, lhe desse um filho, as obras iniciaram-se a 17 de Novembro de 1717. O nascimento da princesa D. Maria Bárbara determinou o cumprimento da promessa. O projeto inicial, modesto, destinava-se a albergar 13 frades franciscanos, mas o ouro do Brasil, que começou a entrar nos cofres, deu azo a planos mais ambiciosos.
No início da construção já o projeto previa 80 religiosos. Em 1720, D. João V reformulou por completo a sua