partido arquitetonico
Os portugueses tinham a noção de como se apossar das novas terras descobertas e nela permanecer e garantir sua predominância - Expansão dos valores ceristãos.
Sermão a Sexagésima - Pe. Vieira: Semear é uma arte que tem mais de natureza do que arte
(música - compasso; arquiteturas - regras; aritmética - contas; geografia - medidas). Semaear é uma arte sem arte, caia onde cair.
O Semeador e o ladrilhador - capítulo de Raízes do Brasil (1936).
AS PRIMEIRAS VILAS
Traçados acidentados de grandes irregularidades desenvolvidos por engenheiros militares.
Plantas xadrez, quadras alongadas, se acomodavam ao desnível do terreno. As cidades dispunham de muros e portas como as medievais e a vida urbana se desenvolvia quase toda nos sítios elevados (sistema defensivo).
Implantação e igrejas e conventos - Edifício religioso com um adro ou uma praça e uma malha de ruas de acesso, organizando o espaço urbano.
Geralmente os edifícios religiosos ficavam voltados para o mar, em locais altos. Paisagem cenográfica com escadarias. Dramaticidade do Barroco.
Casas do Séc XIX - Casas de frente e no alinhamento das ruas, casas de porão alto e também com jardins ao lado. transformação das tipologias
Meia-água - rancho e cozinha
Duas águas - urbana
Quatro águas - pavilhões, maior porte, casas grandes, equipamentos públicos menores e mansões. Variações com lanternim e camarinha.
Cláustro - cercada com pátio (munumentalidade), palácios, paços e outras de equipamentos públicos. Varanda ou alpêndre.
CASA DO SERTANEJO
Homem livre - toda de palha com estrutura de pau roliço. Palha de buriti ou carnaúba. Paredes de pau-a-pique, sendo então chamadas de TAPONA OU SOPAPO.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Muitos construtores ficaram no anonimato. Geralmente religiosos experiêntes e engenheiros militares com sólidos conhecimentos.
Conhecimentos práticos: