PARTIDO ARQUITETONICO
O projeto da residência Helio Olga Jr partiu do desafio do terreno em que se encontra. O solo possui riscos de erosão e o terreno conta com uma declividade alta, acima de 100%. Esses fatores físicos também impossibilitam o uso de um canteiro de obras comum.
O dono do terreno, o engenheiro Hélio Olga, já contava com uma fábrica de estruturas madeireiras e por isso contava com o uso do sistema pré-fabricado. Essa solução é capaz de gerar maior rendimento durante a execução da construção devido o sistema de montagem das peças já fabricadas e a eliminação de entulhos no terreno, gerando a limpeza do canteiro de obras.
Acreditamos que hoje a obra seria concebida ainda com o sistema pré-fabricado das estruturas em madeira, já que os fatores problemáticos do terreno não mudaram, sendo essa solução ainda compatível com a dificuldade de implantação de um canteiro de obras tradicional, somado ao conjunto de vantagens que o arranjo estrutural em madeira oferece – peças pré-fabricadas, agilidade durante a execução do projeto, limpeza do canteiro de obras, uso de matéria prima local, facilidades atuais para o uso do produto, avanços nos estudos da madeira, etc.
Soma-se todos esses fatores consequentes da madeira com a organização espacial do programa de usos, desenvolvido pelo arquiteto Marcos Acayaba, numa excelente disposição das áreas para melhor proveito da insolação leste e oeste; devido sua inclinação voltada para o sul; e o fator da umidade proveniente da represa do Guarapiranga. Toda modulação das áreas de uso decorreram do desenvolvimento do arranjo estrutural e foram estudados de modo a evitar o desperdício. Da organização do programa, a área social e de serviço estão organizados num forma de L que se volta para o lado leste, protegendo, desse modo, a área da piscina do vento que vem do Sul. Há o desenvolvimento de simetrias de volumes que surgem desde os tubulões, através