Gripe H1N1
Influenza A (H1N1)
Campinas, 01 de Outubro de 2011
INTRODUÇÃO
Diferenças entre a nova Influenza A (H1N1) e a Influenza sazonal
Influenza é uma doença transmitida através do vírus influenza e provoca febre, dores de garganta e outros sintomas.
A maioria da população já deve ter contraído algum tipo de influenza e, uma vez infectado, eleva sua capacidade de resistência (imunidade) contra este vírus. Conseqüentemente, grande parte das pessoas já possui imunização contra a epidemia da influenza sazonal.
A nova influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, que se propagou na primavera de 2009, é uma gripe sem precedente e provocada por um novo tipo de vírus, ou seja, a população não tem nenhuma imunidade contra ela.
CONCEITO
Influenza sazonal
A influenza humana sazonal (gripe) é uma doença viral aguda do trato respiratório, que ocorre nos meses mais frios em países de clima temperado, e ao longo de todo o ano, com um ou dois picos de incidência, em países de clima tropical e subtropical.
A doença é causada pelo Myxovirus influenzae, que pertence à família Orthomyxoviridae e possui três tipos antigênicos distintos A, B e C. Apenas os vírus do tipo A e B causam influenza sazonal e epidêmica, com risco doença grave, enquanto o vírus C está associado a sintomas de resfriado comum, sobretudo em crianças.
A distribuição da influenza humana é mundial, com transmissibilidade elevada ocorrendo através das secreções nasofaríngeas e através do contato com superfícies contaminadas.
SINAIS E SINTOMAS
Influenza sazonal
Entre os sintomas mais comuns da doença, incluem-se:
Febre, frequentemente alta e de início súbito; Fadiga
MialgiaArtralgia;
Cefaleia frontal;
Tosse seca persistente; Conjuntivite e/ou fotofobia;
Sintomas gastrintestinais, incluindo náuseas, vômitos e diarreia.
DIAGNÓSTICO (LABORATORIAL E