Gripe H1N1
Vírus causadores:
A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.
Origem:
Os primeiros casos da gripe Influenza A surgiram no México em 2008. Inicialmente acreditava-se que se tratava de mais uma virose tropical muito comum em países em desenvolvimento onde o meio rural é precário em condições sanitárias. Com o passar dos dias e a disseminação rápida da infecção os cientistas dispararam o alerta sobre o novo vírus.
O vírus da gripe suína, assim como da gripe das aves, já era conhecido dos cientistas por infectar porcos. Mas desta vez, diferente do que ocorreu na Ásia, o vírus sofreu uma mutação. Ou ocorreu uma combinação entre o tipo da gripe comum e da gripe suína (pesquisas indicam relação genética entre o atual vírus H1N1 e os vírus da gripe espanhola, gripe suína e gripe aviária). O fato é que o novo vírus adquiriu capacidade de transmissão de humano para humano e a epidemia foi praticamente inevitável.
A gripe A (H1N1), não foi desenvolvida em laboratório, mas normalmente.
O vírus possui característica “inconstante”, que mostra que sua formação é uma mutação genética quando exibido a outro vírus. Os casos começaram no México, e foram se alastrando para os Estados unidos, Canadá,Costa Rica e por ai vai.
A gripe influenza , chamada anteriormente de gripe suína ou gripe porcina é uma doença infectocontagiosa ocasionada por uma variante do vírus influenza H1N1. Apesar do nome não é transmitida pelos porcos, por isso, discute-se a mudança do nome para não ocasionar erros. O consumo de carne de porco não acarreta doença, uma vez que o vírus é inativado pelo calor.
Modo de transmissão:
A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa,