Gripe A H1n1
Nome: Bruna Belchior Borini Código: 13607 Nome: Louise Caroline Código: 13180
Nome:Terezinha Katia Código: 13136
Aprenda a detectar os sintomas e a evitar a gripe A H1N1:
A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.
O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados, sua transmissão ocorre da mesma maneira à da gripe comum, ou seja, de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.
Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).
Recomendações:
Embora o nome remeta aos suínos, não há evidências de que esse novo subtipo de vírus tenha acometido porcos. Portanto, ninguém precisa deixar de comer carne de porco ou outros produtos de origem suína. As pessoas saudáveis devem evitar o contato com secreções respiratórias e tocar olhos, nariz e boca.
Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, é recomendado:
* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca