O ABORTO
O ABORTO
FIGURA/CAPA
SLIDE 2 :
Introdução
A discussão sobre o aborto, no caso brasileiro, não é apenas uma controvérsia entre grupos religiosos, movimentos feministas, ou responsáveis pela formulação de políticas públicas relacionadas ao tema: ela toca em elementos muito mais sérios para a consolidação de uma democracia que garanta o acesso aos direitos mais fundamentais, como o direito a dispor sobre o próprio corpo, a todos os seus cidadãos.
Regulado legalmente desde 1940, o direito à interrupção voluntária da gravidez é negado e criminalizado no Brasil segundo os artigos 124,125e 126 do Código Penal brasileiro de Dezembro de 1940, sob o título de “Dos crimes contra a vida”. Todavia , a legislação brasileira, permite que o aborto seja realizado em duas situações específicas, segundo o inciso I e II do artigo 128 do Código Penal: no caso de risco de morte da gestante; e em caso de gravidez resultante de estrupo , respectivamente, o aborto terapêutico e o aborto sentimental.
Neste trabalho foram utilizados alguns textos já existentes sobre este tema, textos esses que foram totalmente revistos com o estudo intensivo que envolveu este trabalho.
Esperamos que seja do agrado de todos e principalmente que este consiga formar a sua opinião e com isto perceber melhor todos os aspectos importantes inerentes a este tão polêmico tema, o aborto.
Slide 2.1: OBJETIVO
Este trabalho tem como principal objetivo desvendar o tema do aborto, recorrendo a um estudo sobre o mesmo tentando assim esclarecer as muitas dúvidas que surgem quando este tema é solicitado. Ao longo deste trabalho tentamos dar resposta a algumas das seguintes questões: Será que as mulheres têm o direito de interromper uma gravidez não desejada? Ou estará o estado habilitado a proibir o aborto intencional?
SLIDE 3:
Aborto
Definições:
O que é o aborto?
Aborto é a interrupção da gravidez pela morte do feto ou embrião, junto com os anexos