A historia do computador
Olá, prezado aluno!
Começaremos uma jornada bastante interessante sobre o funcionamento dos computadores. Este capítulo inicial lhe dará alguns conceitos básicos e falará sobre a história da evolução dos computadores.
Boa leitura!
Um computador é uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer os resultados da manipulação de informações para um ou mais objetivos.
Por ser uma máquina composta de vários circuitos e componentes eletrônicos, também é chamado de equipamento de processamento eletrônico de dados.
O esquema básico de um processamento de dados (manual ou automático) resulta em um produto acabado: a informação. Assim, os dados precisam ser processados para que algum resultado tenha significado para alguém ou para o próprio computador.
Dado é tudo aquilo que, sozinho, pode não significar nada. Por exemplo: 5 m, 10 kg, 20 km/h. Mas se dissermos “uma passarela tem 5 m de altura”, isto pode se constituir numa informação para um motorista de caminhão, que evitaria trafegar naquela via sabendo que seu caminhão tem uma altura maior.
Já a informação subentende dados organizados segundo uma orientação específica, para o atendimento ou emprego de uma pessoa ou grupo que os recebe.
A busca de técnicas mais eficazes de processamento de dados, aliada ao natural avanço tecnológico em diversos outros ramos de atividade, como a eletrônica e a mecânica, por exemplo, conduziu ao desenvolvimento de equipamentos de processamento eletrônico de dados – os computadores – capazes de coletar, armazenar e processar dados muito mais rapidamente que os antigos meios manuais.
1.1. INÍCIO DA HISTÓRIA
O primeiro computador digital foi projetado pelo matemático inglês
Charles Babbage (1792-1871). Embora Babbage tenha empregado a
maior parte de sua vida e de sua fortuna para construir sua “máquina analítica”, ele nunca conseguiu vê-la