Historia Arquitetura
Exercicio2:
O estilo Barroco é um estilo que exige uma arquitectura requintada e cara, e neste tempo Portugal estava a recuperar de uma crise economica, logo o dinheiro não chegava para que o estilo Barroco fosse executado em todas as obras. Daí que o primeiro estilo Barroco a instalar-se em Protugal é o Barroco Decorativo, por ser um estilo mais barato e mais simples no que diz respeito ao modo de construção e de execução. Para a sua enfatização, de modo a ficar correspondente ao estilo Barroco, a obra tinha uma decoração sobrecarregada, tornando-a bastante exuberante.
É utlizado em edificios já existentes, neste caso edificios da arquitectura Chã, e são construídos poucos edificios de raiz, mas que igualmente são feitos com as regras deste estilo Chã. O grande objectivo é transformar estes edificios já existentes no estilo Barroco, com as possibilidades que o país oferecia, sendo assim aos arquitectos tinham o papel de dar dinâmica e ritmo aos edificios já construidos. Os arquitectos para conseguirem este dinamismo recorrem à diversificação de ilusões provocadas aos espectadores a fim de dar outra ênfase ao edificios.
Esta ilusão que os arquitectos têm de conseguir é realizada por diversas formas, a utilização de azulejo, talha e bastantes pinturas e quadros eram as formas mais usuais de tornar este estilo Barroco Decorativo num estilo próprio.
No caso do azulejo, este aumenta o dinamismo das paredes, é um material que trazia durabilidade á obra por ser um bom revestimento eliminando problemas de humidades. É um material bastante ilusório, pois pode ser pintadas nele pinturas com movimentos, com perspectiva dando outra ideia do que realmente é o espaço.
A talha, ao contrario do azulejo mostra a realidade, sendo as esculturas deste estilo, com diversificação de dimensões, podendo ser aplicada a variadas formas possiveis e imaginarias. É possivel encontrar talha tanto numa moldura de um