Introdução Gerencia de Projetos FGV Atividade
Módulo: 3
Título: Distâncias e diferenças existentes entre organizações, regiões e culturas mundiais.
Aluno:
Disciplina: Introdução ao Ger. Projetos
Turma: FGV-UCI-RJ3
Introdução
Juntamente com a globalização a dinâmica empresarial sofreu certos impactos estruturais, onde fatores determinantes como internacionalização, estratégia global e conhecimento de custos, leis e mercados de diferentes países exigem dos gestores de multinacionais o estudo da melhor forma de se manterem competitivos.
Desta forma, exige-se uma melhoria constante na gestão de conhecimento com o objetivo de agregar valor ao negócio. Juntamente com esta dinâmica dos negócios, os projetos passaram a considerar a questão de internacionalização em seus escopos, incluindo equipes multidisciplinares e até de nacionalidades diferentes. A comunicação passou então a ser fator de grande importância, para garantir uma linguagem única e comum, eliminando as distâncias dos integrantes da equipe.
Este trabalho tem o objetivo de apresentar ideias e elaborar argumentações sobre as formas de lidar com as diferenças e as distâncias existentes entre organizações, regiões e culturas mundiais na internacionalização de projetos.
Aspectos críticos e caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com as distâncias e as diferenças existentes entre as organizações
Dentro da diversidade de oportunidades para se destacar no mundo corporativo, a união de diferentes organizações com objetivos em comum, viabilizam parcerias onde a atuação de equipes das diferentes empresas é fator determinante para a gestão dos projetos.
A principal preocupação neste caso é a diferença cultural de cada instituição, que determina um conjunto de regras, procedimentos, interligações e formas de atuação características de cada empresa mesmo que informal. Assim cabe ao trabalho de gerenciamento do escopo do projeto compreender não só as necessidades inerentes ao projeto, mas também da