ssadas
Florin Alex Babuica Nº6
Introdução
Este relatório serve para caracterizar a visita de estudo ao “Convento de Mafra” que foi proposto pela professora Elisa Costa.
Objectivos da Visita de Estudo
Contactar com o património histórico-cultural.
Motivar para conclusão da leitura do romance Memorial do Convento, José Saramago.
Contextualizar historicamente a ação deste romance de leitura obrigatório.
Desenvolver competências no âmbito da formação para a cidadania.
Percurso/Itinerário
Partida Escola 08:58h
Chegada ao Palácio Nacional 9:42h
Partida Palácio Nacional 13:07h
Chegada Escola 13:53h
Partimos de um estacionamento ao pe da escola (Amadora) de seguida passamos por Queluz-Belas,que nos permitiu encontrar saida para IC17-Sintra andamos uns 10min na autostrada IC17-Sintra, de seguida viramos ligeiramente a direita e fomos em direcção A9-Crel , passado um bom bocado entramos na cidade de Mafra e um pouco mais a frente paramos e fomos visitar o convento de Mafra.
Conclusão
Gostei muito da visita de estudo ao Palácio Nacional De Mafra, adorei visitar o interior do Palácio, fiquei muito surpeendido pelo facto de naquela altura se usar uma casa de banho tao “invulgar”, achei também um bocadinho estranho a sala dos viados ha-de se la saber porque fizeram tanto mal ao bichinos.
E porque tinham uma biblioteca informe com livros de gigantes? A maioria das pessoas não percebia patavina de Latim e a outra parte eram quase incultos.
Foi construido inicialmente como um pequeno convento para 13 frades, o projecto para o Real Convento de Mafra foi sofrendo sucessivos alargamentos, acabando num imenso edifício de cerca de 40.000 m2, com todas as dependências e pertences necessários à vida quotidiana de 300 frades da Ordem de S. Francisco.
Em geral gostei de aprender um pouco mais da história, e de ter tido a chance de visitar o belo “Convento de Mafra”, apesar de não ver ter visto o “Quartel