Estudante
DESENHO
TÉCNICO - NBR 12298
Os cortes são utilizados para representar de modo claro, os detalhes internos das peças ou de conjuntos. Em desenhos de conjunto, ressaltam a posição das peças que o constituem.
Além de indicarem o material de que é feita a peça ou peças, facilitam a colocação de cotas internas. Mostramos a seguir um registro de gaveta, sabe que se trata de uma peça complexa, com muitos elementos internos.
Se fossemos representar o registro de gaveta em vista frontal, com os recursos que conhecemos até agora (linha continua larga para arestas e contornos visíveis e linha tracejada estreita para arestas e contornos não visíveis), a interpretação ficaria bastante prejudicada, como mostra a (figura b) vista frontal ao lado da (figura a) foto do registro abaixo. Mesmo sem saber interpretar a vista frontal em corte, você deve concordar que a forma de representação da direita é mais simples e clara do que a outra. Fica mais fácil analisar o desenho em corte porque nesta forma de representação usamos a linha para arestas e contornos visíveis em vez da linha para arestas e contornos não visíveis.
a)Foto
b)Vista frontal
c)Vista frontal em corte
Nos desenhos de peças este recurso é sempre utilizado sempre que a peça possuir detalhes internos. No desenho arquitetônico também se usa este recurso, como veremos no próximo capítulo.
2.1 - Procedimento do corte
1. Imagina-se um plano que passa exatamente pelo detalhes ou detalhes que queremos visualizar com clareza e que seja paralelo ao plano de projeção.
2. Agora imagine a peça partida em duas partes, Imagine que a parte anterior do modelo foi removida e em seguida feito à projeção da parte cortada. Desta forma não serão usadas as linhas tracejadas na projeção.
As partes macias da peça, atingidas pelo plano de corte, são destacadas com o uso das achuras. A ABNT estabelece o tipo de hachura para cada