Resumo: Ecologia
Espécie: é um conjunto de seres vivos semelhantes que podem se cruzar na natureza, originando descentes férteis.
População: conjunto de seres vivos da mesma espécie que habitam o mesmo espaço, no mesmo intervalo de tempo.
Comunidade (biocenose): conjunto de populações que interagem uma com as outras (plantas, animais e outro seres vivos) de determinado ambiente.
Os ambientes apresentam fatores bióticos, seres vivos, (comunidade) e fatores abióticos, fatores físicos e químicos (biótopo).
Componentes vivos e não vivos em constante interação influenciando-se reciprocamente, constituem os ecossistemas, autossuficientes em alimento, mas não em energia. A região de transição entre dois ecossistemas vizinhos, que apresenta espécies desses ecossistemas, além de espécies próprias, é denominada ecótopo. O conjunto de todos os ecossistemas da Terra constitui a biosfera.
Bioma é um grande ambiente natural com características especificas que representa um tipo de ecossistema, com distribuição no mundo todo.
Plantas e algas são organismos autotróficos, capazes de sintetizar a matéria orgânica por meio de fotossíntese. Organismos heterotróficos não têm essa capacidade.
Homeostase: quando o ecossistema se encontra em equilíbrio dinâmico.
Habitat: lugar aonde cada espécie se desenvolve, e é o lugar ocupado por essa espécie na natureza.
Nicho ecológico: o conjunto das atividades (função) da espécie no ecossistema, em sua interação com as outras espécies e com o ambiente físico, ou seja, seu nicho. Modo de vida característico da espécie.
* o habitat representa o “endereço” da espécie e o nicho equivale à sua “profissão”.
Autótrofos: são produtores, que utilizam substancias inorgânicas na produção de matéria orgânica que serve de alimento para outros animais e para ele mesmo (produz seu alimento).
Heterótrofos: não tem a capacidade de converter matéria inorgânica em matéria orgânica, e são