Resumo de ecologia
A Ecologia é uma palavra que tem a origem grega (que significa Oikos=casa e logos=estudo), ou seja, é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.
Há quem diga que os primeiros relatos sobre a questão ecológica foi feito por Aristóteles e Hipócrates. Tópicos mais familiares do contexto moderno, incluindo cadeias alimentares, regulação populacional e produtividade, não foram desenvolvidas antes de 1700. Os primeiros trabalhos foram do microscopista Antoni van Leeuwenhoek. Só em 1900 configura-se como ciência a distinção (ecologia animal e vegetal). Um marco histórico aconteceu no período de 1968 a 1970. Ocorreu às primeiras preocupações com a poluição, áreas naturais, crescimento populacional, consumo de energia... A partir de 1970 ocorreu a globalização das ciências e a inserção dos conceitos ecológicos nos diversos âmbitos da sociedade.
Talvez o melhor modo de delimitar a ecologia moderna seja considerar o conceito de níveis de organização, visto como um espectro ecológico e como uma hierarquia ecológica estendida. Os níveis hierárquicos de organização ou conceitos ecológicos são: hierarquia (disposição resultando numa serie classificada), sistema (componentes regulamente interativos e independentes formando um todo unificado), população (um grupo de indivíduos de uma mesma espécie), comunidade (todas as populações que ocupam uma certa área), ecossistema (união de comunidade + ambiente), biocenose (conjunto de seres vivos de diferentes espécies que coabitam uma mesma região), paisagem (área heterogênea composta de um agregado de ecossistema em interação que repetem de maneira similar por toda a sua extensão), bioma (um grande sistema regional