Convento De Mafra
Data: 6 de março de 2015 O Palácio Nacional de Mafra:
O Palácio Nacional de Mafra, como o próprio nome indica, fica situado no concelho de Mafra, no distrito de Lisboa, a uns 25 quilómetro de distância da capital portuguesa.
Este conjunto arquitetónico é constituído pelo palácio e também por um mosteiro monumental de estilo barroco.
Apesar de não ter sido um dos sete vencedores, o Palácio Nacional de Mafra, classificado como Monumento Nacional em 1910, foi um dos finalistas nomeados para uma das Sete Maravilhas de Portugal a 7 de julho de 2007.
História:
Muitos são aqueles que defendem que a construção do Palácio e do Mosteiro se deveu a uma promessa feita devido a uma doença que o rei D. João V de Portugal padecia.
Foi prometido que se a rainha D. Maria Ana de Áustria lhe desse descendência, seria realizada esta construção. Assim, com o nascimento da princesa D. Maria Bárbara, ficou determinado o cumprimento da promessa.
Os trabalhos patrocinados por D. João V começaram a 17 de novembro do ano de 1717, sendo inicialmente projetado como um modesto mosteiro que abrigaria 109 frades franciscanos.
No entanto, com a entrada nos cofres de Portugal do ouro brasileiro, D. João e o seu arquiteto, Johann Friedrich Ludwig, alteraram o projeto inicial e realizaram um plano muito mais ambicioso.
Para a construção do conjunto arquitetónico não se pouparam despesas. Foram empregados 52 trabalhadores e no final, o mosteiro ficou com uma capacidade para abrigar 330 frades. Além do mosteiro, foi construído o palácio real e ainda uma das mais belas bibliotecas europeias.
Da decoração constam mármores preciosos, madeiras exóticas e ainda uma série de incontáveis obras de arte. Quanto à magnífica basílica, esta foi consagrada a 22 de outubro de 1730, no 41º aniversário do rei, e as festividades prolongaram-se por oito dias.
Curiosidades:
Ratos:
A lenda diz que ratos gigantes habitam nos subterrâneos do Convento