Tcc Corrigido
Licenciatura em Pedagogia
brincadeiras na educação infantil
Orientadora: Profª Espª Ana Maria Stresser
Centro Universitário Claretiano
Vilhena-RO
2014
brincadeiras na educação infantil
RESUMO
O assunto abordado neste trabalho vem quebrando paradigmas de uma educação tradicional ultrapassada, trazendo um novo olhar para a educação infantil, inserindo a brincadeira como forma de proposta pedagógica, onde o professor se torna mediador frente às atividades lúdicas, dirigidas ou livres. A pesquisa tem como ponto de partida o brincar como uma necessidade da criança para viver, pois o brincar é uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, físico, social, emocional e cultural. Por meio de atividades diferentes introduzidas pelo professor como forma de facilitar a aprendizagem, agregando brincadeiras aos conteúdos estabelecidos, onde a criança estará estabelecendo relações sociais, desenvolvendo habilidade e construindo conhecimentos de forma prazerosa, contribuindo assim com uma aprendizagem mais significativa. Palavras-Chave: Brincadeira; Infância; Educação Significativa.
INTRODUÇÃO O presente trabalho busca conscientizar os professores da importância das brincadeiras na educação infantis, onde é preciso que o mesmo entenda que seu papel é importante como motivador deste processo educativo. Durante o estagio na educação infantil foi percebido em muitos casos desmotivação por parte dos professores, uns por não terem o apoio da gestão, outros por simples cansaço.
O objetivo deste trabalho é estimular a vontade de querer fazer diferente, mesmo quando as coisas parecem estar difíceis é possível desenvolver um bom trabalho, fazendo valer a real pratica pedagógica, reinventando a metodologia dia após dia para não deixar nada a desejar e sim despertar o orgulho de ser educador.
REFERENCIAL TEÓRICO
O Ensino-aprendizagem através de brincadeiras durante a