Sapatas na construção Civil
Sapatas na Construção Civil . Sapata de Fundação : A Sapata de fundadão é uma base de concreto que procura suprir as nescessidades descritas na definição de fundação . Definida pela NBR 6122/2010 como um ‘elemento de fundação superficial , de concreto armado, dimensionado de outro modo que as tensões de trasões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego da armadura espeicalmente disposta para esse fim .
Quando trata-se de sapatas há quatro tipos : Sapata Isolada,Sapata Corrida,Sapata associada e viga alavancada/viga de equilíbrio poem ser classificada como rígidas ou em flexíveis.
Sapata Isoladas
Sapata Corrida
Sapata Associada
Alavancada/viga de equilíbrio
Sapata Corrida
A sapata corrida é fundação contínua que recebe a carga das paredes e apoia-se diretamente sobre o terreno. Têm formato de viga e pode ser feita de concreto simples ou armado, solocimento e canaletas
.
Sapata Associada Uma sapata é dita associada, quando suporta dois ou mais pilares , A análise em questão se refere à sapatas associadas compostas por dois pilares, que podem ser extrapoladas para o caso de mais pilares,desde que colineares.
– Sapata Isolada: A isolada consiste em transmitir ações de um único pilar, que pode estar centrado ou é do tipo não alongada. Ele pode ter formato quadrado, retangular, circular, sendo sua altura constante ou que fique variando linearmente entre as fazes do pilar à extremidade da base. Em geral são feitas com forma de tronco de pirâmide.
Sapata com viga de equilíbrio: “No caso de pilares posicionados junto à divisa do terreno, o momento produzido pelo não alinhamento da ação com a reação deve ser absorvido por uma viga, conhecida como viga de equilíbrio ou viga alavanca, apoiada na sapata junto à divisa e na sapata construída para pilar interno.